Visita do Presidente da DC e da DRS do STIF à Ilha do Fogo

Com vista a dinamizar a acção do Sindicato nas agências dos Bancos e das Seguradoras na Ilha do Fogo, deslocaram-se àquela ilha o Presidente do STIF, Sr. Anibal Borges, acompanhado do Presidente da Direcção Regional Sul do STIF, Sr. Manuel Varela, de 20 a 22 de Abril, para contactos com os trabalhadores e criação de um núcleo coordenador da actividade do STIF.

Durante a visita, os trabalhadores, queixaram-se de pouca informação sobre as actividades do Sindicato na Ilha, tendo lhes sido garantido, que doravante e sobretudo com a criação do núcleo coordenador do STIF na Ilha, para além do SITE e do facebook do Sindicato que desconheciam, que esta lacuna será colmatada. O Presidente do Sindicato, garantiu ainda aos trabalhadores que a Direcção passará a visitar periodicamente às ilhas com vista a auscultar os problemas existentes, para dar informações mas também, para discutir propostas e pacotes a serem negociadas com as Administrações das empresas do sector.

Para além de contactos pessoais com os trabalhadores, com vista a sensibilização para a sindicalização, promoveu-se uma reunião com os trabalhadores, tendo o presidente do Sindicato prestado um conjunto de informações sobre as actividades do Sindicato no mandato anterior, designadamente com relação às conquistas alcançadas e a construção da Sede do STIF, as ultimas eleições gerais dos órgãos, bem como os serviços que este disponibiliza aos seus associados e sobre as perspectivas futuras de assinatura de um protocolo de formação com um Instituto de formação em Portugal que passará a proporcionar acções de formação à distância e não só, para os sócios do STIF, nos domínios de Seguros e da Banca.

A análise dos recentes acontecimentos, nos domínios sócio – político e laboral no país, bem assim o posicionamento do STIF em relação a estes acontecimentos, mereceram a atenção dessa reunião, tendo o Presidente do STIF, prestado, todas as informações e esclarecimentos suscitados.

De notar que os trabalhadores, demonstraram muita satisfação com a visita, tendo, alguns trabalhadores feito, a sua inscrição para as fileiras do Sindicato e ficaram motivados para mobilizarem mais sócios para o STIF.

Com esta visita, espera-se conseguir sindicalizar todos os restantes trabalhadores que ainda não pertencem à família do STIF e reforçar a capacidade e legitimidade de intervenção do sindicato.